segunda-feira, 22 de agosto de 2011

OS SOMALIS SERÃO MESMO PIRATAS?


SÃO 23 MINUTOS, MAS VALE A PENA VER ATÉ AO FIM.
PARECE QUE A COMUNICAÇÃO SOCIAL SÓ TRANSMITE UMA PARTE DA VERDADE... (INTERESSANTE TAMBÉM PARA AQUELES QUE ACHAM QUE NÃO SÃO NECESSÁRIAS AS FORÇAS ARMADAS ... É VER O QUE ACONTECE COM UM PAÍS SEM MARINHA DE GUERRA.)
Vide vídeo e som através do seguinte link: http://vimeo.com/18915020
Ou este com legendas em português:
http://dotsub.com/view/8446e7d0-e5b4-496a-a6d2-38767e3b520a
Amigos, não percam este documentário, com certeza um dos melhores materiais informativos disponíveis na rede. Importantíssimo atentar para a maneira como um mito pode ser criado. Muitos de nós, eu inclusive, sempre acreditamos que os piratas somalis eram bandidos cruéis, violentos, arbitrários e sequestradores. A História é sempre escrita pelo vencedor e existe a tendência de se acreditar que o mais fraco é sempre o bandido e o mais forte o justiceiro; foi assim com os gauleses massacrados pelos romanos, com os índios nas Américas, com a exploração dos negros na África Subsaariana, com a "politização" das tribos muçulmanas no Oriente Médio etc etc etc. A História e a força do dinheiro não param de dar legitimidade a covardias, a genocídios, a toda espécie de atrocidades e a mentiras, felizmente existem pessoas e instituições preocupadas em mostrar a realidade dos fatos para que a humanidade pare de ser enganada em nome de interesses de poucos, para que prevaleça a verdade e para que algum dia se faça justiça.
Depois de assistir o documentário qualquer pessoa fica chocada pelo modo singelo como se destrói uma nação, por interesses mesquinhos. Mas nós ocidentais devemos ficar envergonhados além de chocados quando incorporamos a nossa frívola vida hábitos aparentemente inocentes como abrir uma lata de atum para um lanche ou quando não damos importância aos destinos que nossos governos dão ao lixo atômico, ao lixo hospitalar e a outros rejeitos contaminantes.
Extremamente relevante também é observar a importância de sistemas de defesa, em especial de um país continental como o nosso com enormes fronteiras e litoral, além das imensas florestas e longuíssimos rios. Um país que não tiver forças armadas aparelhadas e treinadas pode perder muito, ter seu povo escravizado, dizimado e ainda ser tachado de bandido.