segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Warley Belo participa de reportagem na Record

 Entrevista sobre crime de lavagem de dinheiro 




Warley Belo foi entrevistado pela Record nacional sobre #crimedelavagemdedinheiro que teria sido pratico por advogado em São Paulo. A entrevista está nas redes sociais com grande repercussão. 

O crime de lavagem de dinheiro surgiu exatamente em decorrência do tráfico de drogas. Perceberam que o combate ao tráfico somente nas ruas seria improdutivo. Após três convenções internacionais, desenhou-se a atuação no combate a esse crime que, basicamente, significa introduzir dinheiro no mercado de maneira a omitir ou disfarçar sua origem. 

No caso da reportagem, um advogado está sendo acusado de lavar dinheiro do tráfico. 

Warley Belo comenta que não leu o processo e nem poderia se manifestar sobre o mesmo. De qualquer forma, explica que o advogado comprovando que houve contrato, trabalho e, essencialmente, o gasto do dinheiro em benefício próprio, fica desconfigurado o crime. Defende a posição de que o crime só se consuma com a utilização do dinheiro. "É na finalidade que se esclarece o elemento subjetivo, a intenção, a vontade de colaborar na lavagem de dinheiro. Sem isso, não há crime", conclui.

#advogado #advocacia #advocaciacriminal #processopenal #crime #crimetributario